Quem Somos

Consutoria e Gestão de Iniciativas de Corporate Venturing

Histórico

Lançada em março de 2015 (no Dia de Pi), a Pi-Academy é resultado da união de esforços de empreendedores e especialistas com décadas de experiência em atividades ligadas ao universo do empreendedorismo e da inovação; em pequenas e grandes empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais.

Em dezembro de 2015, a Pi-Academy incorpora a Acceleri, unidade de aceleração de projetos da Starta. A carteira de projetos, o time e a experiência da Acceleri se tornam um dos alicerce da Pi-Academy.

 

Proposta de valor

Construir plataformas de inovação e geração de novos negócios que dificilmente se originariam dentro de grandes empresas; mas que provavelmente não alcançariam sucesso sem o apoio delas.

O que fazemos

Resolvemos o “paradoxo da inovação”: médias e grandes empresas, teoricamente com mais recursos e preparadas para inovar, são as que mais enfrentam dificuldades nesse campo; ao passo que às startups – mais criativas e abertas a novas ideias – faltam recursos e conhecimento para acessarem mercado e ganhar escala.

 

Como fazemos

Identificamos, atraímos e capacitamos jovens criativos, com excelente formação acadêmica e espírito empreendedor para geração de inovações e novos negócios em parceria com empresas líderes.

Criamos as condições para que os projetos ganhem rapidamente o mercado – a partir de atuação articulada entre nossa equipe, empreendedores, mentores, investidores e empresas consolidadas.

Grandes e médias empresas assumem o papel de líderes e prestam suporte necessário ao sucesso das startups.

Nossas crenças

Nosso time

EMC Eduardo Costa
Diretor Presidente

Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, e da PUC-Rio pelo CEMP. Foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010) e Diretor de Programas Especiais do CNPq (1993-1997). Como “visiting scholar” em Harvard (1997-2002) escreveu “Global e-commerce strategies for small businesses” (MIT Press, 2001) traduzido também para o Japonês e Chinês. Possui doutorado em Eletrônica – University of Southampton (1981) e mestrado em Ciências da Computação – UFMG (1976).

EMC Afonso Cozzi
Diretor de Mercado

Membro e ex-presidente do Conselho de Administração da CONFRAPAR S.A. Professor e pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). Membro do Conselho Superior e do Conselho Fiscal da Sociedade Mineira de Cultura/PUC Minas. Foi diretor do CEBRAE/SEBRAE Nacional e diretor estatutário da FDC. Dirigiu o PGA – Programa de Gestão Avançada (parceria FDC e INSEAD) e os programas de MBA da FDC. Engenheiro e mestre em administração pela PUC Minas.

EMC Alexander Prado
Diretor Executivo

Sócio da STARTA – Empreendedorismo e Inovação; CEO da Acceleri; professor e pesquisador do Núcleo de Inovação da FDC. Atua há 20 anos como empreendedor, CEO, CIO ou CTO em empresas de base tecnológica. Experiência com projetos na área de educação empreendedora; inovação tecnológica – especialmente TIC; planos de negócio e Corporate Venturing. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, mestre em Engenharia de Produção/Gestão da Inovação e bacharel em Ciência da Computação pela UFMG.

EMC Thiago Furlani
Gerente Administrativo Financeiro

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Bacharel em Administração de Empresas pela UDESC, com estudos focados em empreendedorismo e marketing digital para pequenas empresas. Trabalhou na Volkswagen AG (Munique) na área de desenvolvimento de novos produtos.

EMCJosé Antônio Antonioni
Associado

Engenheiro Eletricista pela UFRGS e especialista em Marketing de Software pela Nova Southeastern University, Florida, USA. Autor de artigos e livros sobre Qualidade de Software, Alianças Empresariais e Fusões e Aquisições. Foi conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais. Conselheiro, mentor e orientador de diversas empresas, participa de vários conselhos e de movimentos empresariais. Diretor Presidente da Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software – SOFTSUL. Consultor de empresas nas áreas de Estratégia, Qualidade e Inovação.

EMCJosé Flávio Franco
Associado

Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFMG, Pós-Graduado em Estratégia e Inovação pelo MIT. Liderou  Desenvolvimento Tecnológico do Grupo Mendes Junior nas décadas de 70 e 80; atuou como Advisor do Grupo Belgo Mineira, liderou a área de Consultoria da HP para os mercados financeiro e governos; foi diretor da SAP com foco em Bancos, Seguradoras, Utilities, e Governo; da Mitusbihi-Politec e da Software AG. Sócio-diretor da Tribeco Consultores Associados e Conselheiro da Sabemi (Seguradora), Kuraray (Grupo Japonês da Indústria Química) e da Accesstage (empresa de EDI do Grupo Mitsubishi).

EMC Kival Weber
Associado

Consultor sênior em Planejamento, Gestão, Qualidade e Inovação. Engenheiro de Comunicações pelo IME, Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ, Especialista em Teleinformática pela UnB, Programa Internacional de Gestão pela IMD Business School. Foi subchefe do DPD da EMBRATEL, secretário de informática da SEI e SEPIN (Governo Federal), dirigente de empresa de software, criador e diretor-executivo do CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software), diretor-presidente da Softex e coordenador-executivo do programa MPS.BR . Autor de quatro livros sobre Qualidade de Software e mais de cem artigos no país e no exterior.

EMCRicardo Dias Pimenta
Associado

Consultor em Gestão Empresarial e Finanças; Mestre em Administração pela PUC Minas, Engenheiro  Mecânico, pela UFMG. Diretor da Pimenta e Associados Desenvolvimento Empresarial. Desenvolveu longa carreira na Fundação Dom Cabral, em atuações como gerente de projetos educacionais no Brasil e exterior e principal executivo financeiro da instituição. Foi dirigente da Miami Trading Enterprises Inc., trading do grupo Mendes Júnior, em Miami, EUA.